sexta-feira, 22 de maio de 2015

EL CALAFATE - ARGENTINA

 El Calafate é uma cidade localizada no sul da patagônia argentina, próxima à fronteira com o Chile. O nome El Calafate vem do arbusto Berberis MIcrophylla, que nasce na região e que produz uma fruta da qual se fazem doces e geleias.
A principal atração é o Glaciar Perito Moreno. Dedicarei um relato específico para ele.
Cheguei a El Calafate numa viagem de 6 horas de ônibus, saindo de Puerto Natales, no Chile.
A cidade é bonita e com uma boa infraestrutura para o turista. Planejei ficar por 2 dias. No primeiro dia ficar pela região central e no segundo dia visitar o Glaciar Perito Moreno. Consegui hospedagem para o primeiro dia no El Ovejero, onde dormiria em um contêiner adaptado como dormitório, com beliches e calefação. Dividi um contêiner com um casal de alemães muito gente fina (Fabian e Felicia). No segundo dia ficaria no Albergue Lago Argentino.

(clique na imagem para ampliar)

Na cidade há alguns museus, porém visitei somente um deles, pois os demais estavam fechados.
Visitei a Intendência do Parque Nacional Los Glaciares, que é o centro administrativo do parque de mesmo nome. A Intendência fornece informações sobre a área protegida, suas geleiras e passeios dentro do parque. A entrada é gratuita e há uma trilha interpretativa que conta a história do parque com peça e máquinas que fez o acesso às geleiras. Grande parte das obras do acervo faz alusão aos exploradores Francisco Pascasio Moreno e Charles Darwin.

(clique na imagem para ampliar)

Saindo da Intendência, segui as placas que indicavam o acesso à Laguna Nimez, que fica a poucos minutos de caminhada do centro de El Calafate. É um belo lugar pra se conhecer. É um local para observação de lindas aves coloridas e raposas. A entrada é paga, porém é possível avistar todo o atrativo do lado de fora.
Seguindo a calçada pude observar e fotografar boa parte da fauna em quase 360 graus do lugar. Do lado de dentro há uma trilha onde é possível transitar entre as lagoas e ver as aves mais de perto. Entre 1 e 2 horas é possível passear e fotografar tudo por lá. Optei ficar pelo lado de fora do parque onde, em todo o percurso, não fiquei a mais de 30 metros da trilha do lado de dentro. A maior atração são os flamingos (flamencos austrais).

(clique na imagem para ampliar)
  
Como o dia só escureceria a partir das 21 horas e o dia estava quente e ensolarado, fui até o Lago Argentino (que fica ao lado da Laguna Nimez). O Lago Argentino é o maior e o mais austral dos grandes lagos patagônicos da argentina. Dizem que em alguns pontos ele alcança a profundidade de 500 metros...
Às margens do lago, com suas areias escuras, moradores e turistas aproveitam os raros dias quentes para tomar banho no lago, passear com a família, pescar e praticar diversas atividades físicas e de lazer.
Fiquei um longo tempo contemplando e fotografando as belezas naturais da região e antes que caísse a noite, já chegava ao meu quarto no contêiner.

(clique na imagem para ampliar)

 Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário