sábado, 2 de julho de 2016

TEMPLO ZU LAI – COTIA/SP

         O Templo Zu Lai, é o primeiro templo do Monastério Fo Guang Shan na América Latina. Ao ser criado, o Templo Zu Lai mantém a tradição de realizar regularmente as práticas e cerimônias das Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura, oficiando cerimônias de “Oito Preceitos” e retiros de meditação. Orientada pelos preceitos do Budismo Humanista, a ações que o Templo Zu Lai empreendem, desde a época de sua criação, baseiam-se em quatro pilares estabelecidos pelo Venerável Mestre: o cultural, o educacional, o das ações sociais e o das práticas religiosas. Até hoje, o Templo Zu Lai tem sido considerado o maior templo budista da América do Sul.
        Nesta visita teve a ilustre presença do meu amigo Jay Silva. Descemos na Estação Butantã do Metrô e nos dirigimos ao terminal de ônibus que fica atrás da estação, ao lado da Praça Waldemar Ortiz e pegamos o primeiro ônibus que ia com destino a Cotia e descemos no quilômetro 28,5 da Rodovia Raposo Tavares. Caminhamos alguns metros no acostamento da via no sentido São Paulo até chegarmos à Estrada Fernando Nobre. Entramos nessa estrada e caminhamos aproximadamente 1500 metros e chegamos no templo Zu Lai.
        Logo de cara nos deparamos com o Jardim dos 18 Arhats, que são monges iluminados, segundo a tradição budista.

 
(clique na imagem para ampliar)


        Alguma coisa estava fora do contexto nesse recinto. Percebi que eram as bandeirolas de festa junina, pois no dia seguinte iria ocorrer uma festa junina com itens vegetarianos. Apesar da presença de decoração festiva, o lugar ainda transmitia a paz que geralmente essa categoria de templo costuma transmitir. Futuramente pretendo voltar ao local para fotografar sem a decoração de festa junina.

(clique na imagem para ampliar)

        Precisamente na parte superior ficam os templos propriamente ditos, onde são feitas as principais liturgias budistas e também onde fica localizada uma estátua do venerável mestre Hsing Yun – fundador da Ordem Budista Fo Guang Shan.

(clique na imagem para ampliar)

        Após visitar os principais recintos do templo fizemos um lanche vegetariano no restaurante do templo e voltamos para a parte inferior da propriedade.

(clique na imagem para ampliar)

        Em menos de duas horas o visitante consegue visitar todos os ambientes do Templo Zulai. Como já havíamos percorrido pelos espaços abertos aos visitantes, demos por encerrada a visitação, sob o olhar de um dinossauro faminto, do lado de fora da propriedade.


(clique na imagem para ampliar)

        Fomos para Cotia no meio da tarde e antes do pôr do Sol voltamos para São Paulo.


(clique na imagem para ampliar)

        Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário